terça-feira, setembro 21, 2004

Nem Kelly aguënta mais barbosices



Nos últimas dias, duas reportagens de Bruno Doro, no site de Esportes do UOL, mostraram que a situação de Barbosa não é tão confortável como o próprio julga.

Pior: mostraram um técnico sem liderança na equipe, e que não inspira confiança nem mesmo nas suas ex-comandadas.

Leia os textos:

Feminino pede direitos do masculino para evitar mesmo destino

Bruno Doro
Em São Paulo



Excursões no exterior, jogos contra equipes de escolas diferentes, uma seleção B para abrigar jovens promessas. Todos esses são benefícios que a seleção masculina, há duas edições fora dos Jogos Olímpicos, conquistou. A feminina, que chegou à semifinal das últimas três Olimpíadas, ainda não.

O ano olímpico foi marcante para isso. As duas seleções principais disputaram, cada uma, 17 partidas na temporada. Os homens, cujo principal torneio da temporada era o Sul-Americano, enfrentaram oito dos 12 times que foram às Olimpíadas. As mulheres, incluindo os oitos jogos que fizeram para chegar ao quarto lugar olímpico, só enfrentaram sete.

Na preparação para os Jogos, o Brasil enfrentou Grécia e China. Em Atenas, os rivais foram Japão, Grécia, Nigéria, Rússia e Austrália. A equipe enfrentou também Cuba, que não foi às Olimpíadas, quatro vezes.

"Nós jogamos pouco internacionalmente e isso pode fazer falta no futuro. Precisamos de uma seleção de novos, precisamos enfrentar escolas diferentes, como a asiática, a européia. Não adianta jogar contra Cuba, que tem um estilo de jogo muito parecido com o nosso", reclama Paulo Bassul, assistente-técnico da seleção feminina.

A seleção masculina, enquanto isso, se dividiu em duas, a principal e a de novos (que fez uma excursão à China). A primeira enfrentou a campeã olímpica Argentina, a vice Itália, além de Angola, Austrália, Porto Rico, Espanha, Grécia e Lituânia. Os brasileiros só não enfrentaram China, Nova Zelândia, Estados Unidos e Sérvia e Montenegro.

"Eu não posso reclamar. Desde que assumi a seleção (em 2003), fizemos muitas partidas internacionais. Infelizmente, não conseguimos a vaga para as Olimpíadas de Atenas, mas o trabalho para o próximo ciclo olímpico já começou", diz o técnico Lula Ferreira, da seleção masculina.

No feminino, as coisas são um pouco diferente. "Ainda nem fizemos a avaliação do trabalho de Atenas", diz o técnico Barbosa. Assuntos para se discutir quando essa preparação para Pequim-2008 não vão faltar.

A pivô Alessandra, uma das principais jogadoras da seleção brasileira nos últimos anos, não vai jogar. Ela deve fazer sua despedida da seleção em 2006, no Mundial do Brasil. Janeth, maior cestinha do basquete feminino nacional, terá 39 anos nos próximos jogos. Renovação, portanto, será necessária.

"Isso já vem ocorrendo normalmente. Em Sydney, a equipe era formada por cinco jogadoras estreantes e fomos bronze. Em Atenas, foram mais cinco estreando e ficamos em quarto", diz o presidente da CBB (Confederação Brasileira), Gerasime Bozikis, o Grego.

Isso, porém, pode não ser o bastante. Para a posição de Janeth, por exemplo, o Brasil corre o risco de passar pelo mesmo fenômeno que enfrentou quando Paula e Hortência deixaram a seleção, na década de 90.

"Naquela época, criou-se um vácuo, que demorou um pouco para ser preenchido", admite Barbosa. "A Adriana Santos e a Helen, que chegaram para ocupar os espaços, sofreram com o impacto de virar titulares", lembra Paulo Bassul, que começou a trabalhar com a seleção em 1999.

Para evitar isso, a solução seria a criação de uma seleção de novos, como a masculina. Grego admite a formação da equipe, mas não diz como ou quando isso será feito. Um problema se consideradas as características de jogo que a seleção apresentou nos últimos anos.

A seleção ainda depende muito de veteranas como Helen (31 anos), Alessandra (30) e Janeth. "A maioria das jogadas era feita para a Janeth e a Alessandra", admite a ala-armadora Iziane, de 22 anos, mais talentosa da nova geração.

"Temos uma geração talentosa, que já está aí, mas outras meninas da sub-21 também podem aparecer", avisa Janeth. Metade da seleção que foi a Atenas pode chegará a Pequim com menos de 30 anos. Tempo de jogo, porém, pode ser um problema.

Micaela, a principal candidata para ser a sucessora de Janeth, por exemplo, não disputou nem Mundial, nem Olimpíada. Kelly e Érika, as sucessoras de Alessandra, jogaram cerca de dez minutos de jogo em Atenas.

Barbosa, porém, não vê um problema nesse fato. "Quando se fala em renovação da seleção, parece que o Brasil tem 30 jogadoras fora, esperando. Mas não é assim. Nossa base de atletas diminui na razão inversa dos resultados que obtemos", diz.

Jovens da seleção rejeitam chance em 2008 e pedem vaga já em 2006

Bruno Doro
Em São Paulo


"Não vou esperar até as Olimpíadas de Pequim. Quero ser titular já no Mundial do Brasil". A frase, da pivô Kelly, 24 anos, mostra o clima das jogadoras jovens da seleção feminina do Brasil.

Com a possibilidade de participar dos Jogos da China, em 2004, sem algumas veteranas, as atletas mais jovens pedem chances imediatas. O próximo grande campeonato da equipe é o Mundial de 2006, que será disputado no Brasil.

O objetivo é evitar que a seleção chegue à próxima edição das Olimpíadas sem jogadoras experimentadas para todas as posições. A pivô Alessandra, 30 anos, já disse que não deve disputar os Jogos de 2008. Janeth estará com 39 anos e, se chegar à China, dificilmente ficará em quadra tanto quanto nas últimas Olimpíadas.

"É claro que já comecei a pensar em Olimpíadas. E no Mundial também. Afinal, dois anos passam muito rápido", diz a ala Iziane, 22, principal revelação dos últimos anos do basquete brasileiro. Ela é a única nova geração que já conseguiu uma vaga entre as titulares.

A transição deve vir sem caras novas. As jogadoras que já estão na seleção devem ganhar espaço, convivendo com as veteranas. Em 2006, considerando a aversão do técnico Antonio Carlos Barbosa por mudanças, o grupo deve ser praticamente o mesmo que foi à Atenas.

Em Pequim, seis jogadoras -Adrianinha, Karla, Iziane, Érika, Silvinha e Kelly- vão chegar com menos de 30 anos. Leila, Cíntia Tuiú, Vivian e Helen serão mais novas do que Janeth na época de Atenas.

"É uma renovação que vem ocorrendo normalmente", diz o presidente da CBB (Confederação Brasileira), Gerasime Bozikis, o Grego. "É difícil fugir disso. O Brasil não tem tantas jogadoras assim", completa o técnico Antonio Carlos Barbosa.

A situação, porém, não é diferente. No garrafão, por exemplo, duas candidatas se destacam para suceder Alessandra. Kelly, com duas Olimpíadas na bagagem, e Érika, 22 anos, maior reboteira do Mundial sub-21 do ano passado.

"Em Atenas, a Érika jogou bastante. Era o momento dela. E foi bem. A Kelly tinha feito o mesmo no Mundial (da China, de 2002)", explica Barbosa. "Mas a posição 4 (ala-pivô), é um problema".

Em Atenas, a posição foi ocupada por Cíntia Tuiú e Leila. "Mas a Leila renderia melhor como lateral. Mas nas Olimpíadas, ainda era cedo para usá-la assim", avisa Barbosa, lembrando da lesão no joelho que deixou a atleta três anos parada.

A solução pode vir da seleção sub-21. Bassul, que comandou a equipe no vice-campeonato mundial em 2003, aponta Flávia, que está no basquete mundial, como uma alternativa para a posição. "Ela foi a segunda melhor nas estatísticas da competição e deve chegar rápido à seleção".

A posição de Janeth, a lateral, é a que tem mais problemas. Ela é titular da posição desde o começo dos anos 90 e ninguém ameaçou seu domínio no período. A única que se destacou na posição foi Micaela, melhor jogadora do último Campeonato Nacional.

Sem sorte, Micaela não disputou o Mundial de 2002 e não foi à Atenas. Em 2002, quebrou o pé às vésperas da competição. Nesse ano, rompeu o tendão de Aquiles. "A Janeth é sacrificada por causa disso, mas a Micaela e a Silvinha (que foi às Olimpíadas, mas jogou pouco tempo) tem potencial para assumir essa posição", diz Barbosa.

Outro setor complicado é a armação. Helen e Adrianinha são as preferidas do treinador, mas nenhuma delas jogou bem nas Olimpíadas. As atletas da posição da seleção sub-21 -Fabiana, Passarinho (Ana Flávia) e Karen-, segundo o treinador, são inexperientes.

"Essa é uma das posições mais difíceis para se formar. Essas duas são as únicas prontas. As jogadoras da sub-21 têm potencial, mas precisam provar primeiro em suas equipes que podem exercer a função", defende o treinado.

A única posição sem problemas é a 2, ala-armadora. Iziane foi a primeira peça da renovação. Em 2003, com 21 anos, se tornou titular da seleção. Em Atenas, foi a segunda cestinha da equipe, atrás de Janeth, e a terceira em assistências, com números menores apenas do que os de Helen e Janeth. "Ela já é uma realidade", afirma o assistente-técnico Paulo Bassul.

Treinador também deve entrar na renovação da seleção

Bruno Doro
Em São Paulo


A renovação da seleção brasileira feminina pode envolver um pouco mais do que as jogadoras. O treinador Antonio Carlos Barbosa também pode ser "renovado".

Não é segredo que o presidente da Confederação Brasileira (CBB), Gerasime Bozikis, quer Barbosa como coordenador de seleções. O que ninguém sabe, porém, é quando isso vai acontecer.

"O Barbosa segue como técnico da seleção. Ele assumirá a coordenação de seleções no momento oportuno e esse momento chegará naturalmente", explicou o dirigente.

No cargo desde 1997, o técnico foi o responsável pelo primeiro ciclo olímpico desde 1994 sem pódio em Mundiais ou Olimpíadas pela seleção. Em 2002, no Mundial da China, o Brasil foi só o sétimo colocado. Em Atenas-2004, foi quarto.

"Já é hora do Barbosa sair. Em Atenas, o time foi um amontoado de jogadoras. Como em Sydney, foram quatro derrotas. É um time sem padrão, sem liderança", diz a ex-jogadora Paula, que hoje é responsável por um projeto social em Piracicaba.

Entre as jogadoras, o sentimento de insatisfação também existe. Janeth, principal nome da seleção, não faz críticas ao treinador, mas não pareceu animada quando falou sobre o futuro do treinador na seleção. "Eu já ouvi tantas coisas sobre isso. Mas parece que ele não vai sair", disse, lacônica.

Kelly, uma das maiores defensoras do treinador antes das Olimpíadas, voltou dos Jogos com uma opinião diferente. "Em basquete, tudo se renova. Hoje, o jogo é mais atualizado do que há um ano. Desde que o Barbosa acompanhe isso, ele pode ficar", diz a atleta.

O técnico se defende. Segundo ele, a quarta colocação não foi desastrosa e o sétimo lugar no Mundial foi resultado de duas lesões em cima da hora. "Com as condições que temos, já é muito nos mantermos na elite por tanto tempo".

O sucessor também já está sendo preparado. Paulo Bassul, auxiliar da seleção e técnico do Americana, é o favorito para o posto. "Claro que o objetivo de todo técnico é chegar à seleção. Mas faço questão de dizer que a função de um técnico é escolher atletas. Escolher os técnicos é coisa para a Confederação".


In:
UOL

Primeiro, as considerações de Bassul são muito coerentes.

Barbosa esse ano alardeou aos quatro cantos que faríamos a 'preparação ideal', sempre enaltecendo a programação que ele montou com a CBB. Pois é: nos preparamos jogando quatro amistosos contra Cuba, distribuindo folgas e recusando pedidos de amistosos. Maravilha.

Diz o Barbosinha que "Ainda nem fizemos a avaliação do trabalho de Atenas", mas parece que ele nem está com pressa, né?

Falta pressa e vontade ao velho treinador.

Aliás, quer frase mais desestimulante que essa: "Quando se fala em renovação da seleção, parece que o Brasil tem 30 jogadoras fora, esperando. Mas não é assim. Nossa base de atletas diminui na razão inversa dos resultados que obtemos."?

Meu caro Barbosa, será que não temos 30 nomes com capacidade de vestir a amarelinha? O pior cego é um preguiçoso do naipe de Barbosa, que não quer ver os talentos à sua frente. E que, pior ainda, prefere sepultá-los com sua incompetência.

As lamentações do velho ex-candidato a prefeito não páram: "É difícil fugir disso. O Brasil não tem tantas jogadoras assim." Parece que ele quer dizer que o que tem na mão é ruim. É difícil fugir disso, Barbosa? Francamente...

Realmente, são poucas jogadoras no Brasil, mas a grandeza de um treinador está também em usar sabiamente suas opções. Barbosa não sabe nem fazer as opções.

Pra que quantidade, Barbosa?

Pra entregar a um técnico sem-qualidade?

Algumas declarações de Barbosa são tão insanas....

"Em Atenas, a Érika jogou bastante. Era o momento dela. E foi bem. A Kelly tinha feito o mesmo no Mundial (da China, de 2002)."

A Érika jogou bastante em Atenas?

Rá-rá-rá!

Sem Comentários!

A Kelly jogou bastante no Mundial da China?

Rá-rá-rá!

E tá faltando bastante coisa à Barbosa.

A pérola vem a seguir:

"Mas a posição 4 (ala-pivô), é um problema".

Não fossem tantos os defeitos de Barbosa, ele ainda me sai com essa: os problemas estão no grupo de jogadoras, nunca nele. Faça-me o favor! Pense um pouco antes de abrir a boca, Barbosa!

Que que é isso?

O Brasil tem uma das melhores gerações de pivôs do mundo e ele vem me falar que não tem uma que faça a posição 4?

Isso não existe.

Você, Barbosa, que não tem competência para utilizar as ótimas opções que o basquete brasileiro te oferece.

Grrrrrrrrrrrrrrrr.

Não sei nem o que falar, pois essa declaração é de uma estupidez absurda.

É constrangedor pensar o que Miguel Ângelo conseguiu enquanto esteve na seleção usando como titulaesr Ruth, Alessandra e Marta e agora ver Barbosa resmugando que a posição 4 é um problema...

O problema é de quem está sentando no banco, dizendo que treina o time.

Na sequência, ele diz que Leila renderia melhor na lateral.

Entenda quem puder.

Bassul aponta Flávia. E está certíssimo.

Falando de armadoras, Barbosa põe a culpa nas jogadoras e nos clubes:

"Essa é uma das posições mais difíceis para se formar. Essas duas são as únicas prontas. As jogadoras da sub-21 têm potencial, mas precisam provar primeiro em suas equipes que podem exercer a função."

A reportagem não deixa claro de quais duas ele está falando (Passarinho? Fabi? Karen?), mas ele quer que elas estourem primeiro em seus clubes para quando estiverem prontas, chegarem à seleção.

Rapadura é doce, mas não é mole não, meu caro!

Engraçado pensar, por exemplo, o que representava Alessandra quando foi lançada na seleção adulta por Miguel Ângelo, na raquítica cena do basquete de clubes paulista? Nada. Nem titular de suas equipes era.

Então, se o treinador não tem a competência e a inteligência de fazer apostas como essas, está fadado a chafurdar na lama da mediocridade.

Se o treinador, é tão preguiçoso e limitado, que quer ver armadoras jovens e talentosas ficando maduras e prontas para jogar uma Olimpíada, apenas disputando campeonatos tão medonhos como o Paulista e o "Nacional"; melhor ele admitir sua imcompatibilidade para o cargo.

Grego deixa sua pérola para o nosso deleite:

"O Barbosa segue como técnico da seleção. Ele assumirá a coordenação de seleções no momento oportuno e esse momento chegará naturalmente."

Pois é assim mesmo que nós queremos: que naturalmente Barbosa saia da seleção e naturalmente Vossa Senhoria saia da CBB.

Para encerrar, Barbosa deixa a penúltima:

"Com as condições que temos, já é muito nos mantermos na elite por tanto tempo".

Ué? Mas não era o próprio Barbosa que dizia que estávamos buscando o ouro? Agora o quarto lugar já é muito?

Ops.

As palavras sábias vem de Magic Paula, que foi claríssima:

"Já é hora do Barbosa sair. Em Atenas, o time foi um amontoado de jogadoras. Como em Sydney, foram quatro derrotas. É um time sem padrão, sem liderança."

Amém, Paula, Amém!

E até Kelly, que comparava Barbosa a um pai, antes das Olimpíadas, parece estar entrando na adolescência e entendendo que "papai não é tudo aquilo que eu pensava."

E pra bom entendedor, as poucas palavras de Janeth bastam.

Assim como basta de Barbosa.

Basta!

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá a todos,
hoje quero compartilhar com vocês a minha indignação por ver o nosso querido basquete, que com muito suor conseguiu estar onde está, ser demolido por um dirigente e um técnico amador.
Num país onde há técnicos competentíssimos, temos que aturar há mais de dez anos, a segunda (ou terceira, ou quarta, ou seja lá o que for) passagem daquele que eu prefiro chamar apenas de RIDICULO.
Ridículo sim, porque humilha as jogadoras, porque acha que está acima de Deus e só abaixo do Mr.Greek, que é outro que merece ir para...continuando...
Como é que pode ele, o RIDICULO, dar palestras se é o próprio que precisa ser reciclado?
Porque não chamam a Santa Maria Helena de Hondarríbia - Irún para ensinar o tal a treinar uma equipe sem ofender as jogadoras, ou vocês acham que ADRIANA SANTOS, CLAUDINHA e SILVINHA abandonaram a seleção? Porque queriam descançar?
Temo pelo abandono da genial Alessandra, que sozinha garantiu o 4ºlugar (mais ridiculo ainda) em Atenas.
São dez anos queimando jogadoras, e dando vexame atrás de vexame, e nada é feito pra mudar; no masculino, depois do oitavo lugar no mundial (que pra eles tá bom demais), só faltaram engolir o Hélio Rubens, a pressão foi tanta que o véio não aguentou e foi substituído pelo LuLa (que ultimamente está meio destemperado, por que será?)
Já o RIDICULO não quer e nem querem que ele solte o osso, tá tão saboroso assim, por que mudar né?
Em tempos de jogos abertos, vejo minha Cubatâo sair da disputa de medalhas, em uma cidade cheia de industrias, não há uma com vergonha na cara e patrocinar a nossa equipe que possui vários talentos brutos (ainda).
Por isso torço para que o Medalha tire o Mr. Greek, porque sei que se continuar assim nada mudará, e vamos ter que ver o vôlei cada vez mais melhor e nosso basquete (masculino/feminino) um verdadeiro bagaço.
Assim como vocês meus amigos, eu também odeio o RIDICULO...
Adorei comentar, quem numa próxima vez, eu volte a comentar.

22 de setembro de 2004 às 16:12  
Anonymous Anônimo said...

Engraçado minha gente,às vezes acho q sou louco,pq passo grande parte dos meus dias sonhando com asaida desse crápula.Mas a verdade é q eu AMO demais o nosso basquete feminino, vi o seu momento aureo e não consigo me conformar com essa situação.Acho q teremos q matar o Barbosa e o Grego,é a única solução!!

22 de setembro de 2004 às 23:12  
Anonymous Anônimo said...

Sr. Barbosa... o Sr. não tem vergonha de ser técnico da seleção não? Não se sente incomodado com tantas críticas?? Nem sequer considera a possibilidade de que os 99,99% da população brasileira que querem que o Sr. saia da seleção por vários motivos, estejam certos? Tá na hora de largar o osso! Vá ser coordenador e deixe a seleção!! Vai ser melhor pro Sr. e pra todos!

9 de junho de 2005 às 22:56  
Anonymous Anônimo said...

car insurance dallas
allstate car insurance
buy car insurance online
low cost car insurance
nj car insurance
young driver car insurance
car insurance rats
discount car insurance
teen car insurance
progressive car insurance quote
car insurance chicago
car insurance san diego
car insurance rate
texas car insurance
teen car insurance
auto insurance quote
car insurance los angeles
car insurance ny
allstate car insurance
teen car insurance
car insurance policy
car insurance policy
direct car insurance
car insurance price
car insurance comparison
car insurance
free car insurance quote
car insurance quote online uk
car insurance
compare car insurance quote

http://cheap-car-insurance.quickfreehost.com

Random Keyword: :)
car insurance los angeles

16 de janeiro de 2007 às 10:19  
Anonymous Anônimo said...

Hello! Nice forum odeiobarbosa.blogspot.com! Thank you!
tramadol
http://www11.asphost4free.com/tramadolrx/Tramadol.html tramadol tramadol

17 de fevereiro de 2007 às 22:31  
Anonymous Anônimo said...

Yes undoubtedly, in some moments I can reveal that I approve of with you, but you may be making allowance for other options.
to the article there is stationary a definitely as you did in the fall delivery of this beg www.google.com/ie?as_q=lyrics monty python bright side of life ?
I noticed the utter you suffer with not used. Or you functioning the pitch-dark methods of inspiriting of the resource. I possess a week and do necheg

5 de fevereiro de 2010 às 20:50  

Postar um comentário

<< Home